Economia

Começam aulas de curso para empreendedores interessados em crédito produtivo

As aulas da primeira turma do curso de capacitação “Plano de Negócios para Empreendedores”, oferecido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) em parceria com o Sebrae, começam nesta segunda-feira (28). Com duração de três dias, o curso é pré-requisito para a obtenção do Crédito Produtivo, linha especial de crédito subsidiado para incremento de negócios.

O curso oferece 50 vagas em cada turma e é direcionado a microempresários e empresários de pequeno porte, empreendedores individuais (MEI) e potenciais empreendedores. A participação é gratuita. Para as turmas de fevereiro, as inscrições estão abertas. O curso será ministrado nas datas de 4 a 6, de 11 a 13 e 25 a 27 de fevereiro. As inscrições são realizadas na segunda-feira anterior ao início de cada turma pelos telefones (62) 3201-5527/5531/5532.

O curso é ministrado no período matutino na sede da Goiás Fomento. As aulas incluem noções de empreendedorismo, liderança, elaboração de plano de negócios, análise de mercado, planejamento estratégico, plano de marketing, plano operacional-financeiro, plano de ação e até informações sobre como registrar empresas.

“Neste momento de retomada da economia, o empreendedor capacitado consegue ter uma noção melhor do negócio e acaba saindo na frente”, afirma o superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SED, Marcos Arriel.

Ele afirma que, em 2019, o projeto deve ter duas novidades: revisão e atualização do conteúdo das aulas e, além das aulas presenciais, oferecimento de turmas a distância. No ano passado, quase 6 mil pessoas foram capacitadas com o projeto em cerca de 60 municípios goianos.

Financiamento

O crédito produtivo é uma linha especial de crédito concedido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento a empresários e empreendedores devidamente legalizados, que se capacitaram por meio do curso “Plano de Negócios para Empreendedores”.

O gerente de capacitação e desenvolvimento da SED, Leandro Crispim, explica que a participação no curso é a primeira etapa para a obtenção do crédito, que também depende de outras exigências da Goiás Fomento. “O público é heterogêneo. Temos desde novos empreendedores até empresários que já estão estabelecidos no mercado”, explica. A linha de crédito tem taxa de juros subsidiados de 0,5% ao mês, no valor de até R$ 50 mil para ME e R$ 30 mil para MEI, com prazo de até 36 meses, carência de até seis meses, tendo como agente financeiro a Agência de Fomento de Goiás.

O curso faz parte do projeto Crescer Competitivo, voltado para a capacitação, orientação e acesso ao crédito para empreendedores. O objetivo é fortalecer os empreendedores para que possam gerir melhor o negócio, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento das empresas, ao fomentar essas atividades com uma linha especial de crédito com juros subsidiados.

Datas do curso “Plano de Negócios para Empreendedores”

  • 28 a 30 de janeiro de 2019 (turma fechada)
  • 04 a 06 de fevereiro de 2019
  • 11 a 13 de fevereiro de 2019
  • 25 a 27 de fevereiro de 2019

Público-alvo

  • Empresários de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
  • Microempreendedores Individuais (MEI)
  • Empreendedores do Agronegócio

Inscrições

Realizadas às segundas-feiras por meio dos telefones (62) 3201-5527/5531/5532

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics