A Controladoria-Geral do Estado está intensificando a inspeção de obras públicas in loco. Na última semana, técnicos da Gerência de Auditoria de Infraestrutura da Superintendência Central de Controle Interno visitaram os municípios de Carmo do Rio Verde, Pirenópolis e Itapuranga. Na primeira cidade, houve inspeção da obra de revitalização da orla do lago urbano, sob responsabilidade da Goiás Turismo e, nas últimas, a construção de dois conjuntos habitacionais (149 casas na primeira e 204 na segunda), em execução pela Agência Goiana de Habitação (Agehab).
As visitas de inspeção técnica aos canteiros de obras são planejadas e realizadas em comum acordo com os órgãos. A CGE emite a Ordem de Serviço e realiza reunião preparatória com a unidade responsável pela obra. Em seguida faz a visita ao local conforme Termo de Visita e anota as constatações preliminares. Em seguida faz requisição de documentos e as devidas explicações, emitindo, assim, o relatório preliminar com as constatações dos técnicos, em especial se houver inconformidades.
Na sequência, a CGE realiza nova reunião com o órgão para entrega do relatório preliminar, fase em que é assegurado o direito de resposta. Finalmente, a Controladoria emite o relatório conclusivo e faz nova reunião para apresentação do relatório. O objetivo de todo esse o processo é verificar a correta aplicação dos recursos e a compatibilização dos gastos previstos nos editais com a execução propriamente dita das obras. As inspeções técnicas serão rotineiras a partir de agora e outras frentes de obras estão agendadas para visita in loco pelos técnicos da Pasta.