Em meio a crise econômica que assola o país devido a pandemia do COVID-19, empreendedores da economia criativa tem sido impactados negativamente prejudicando as vendas relacionadas a cultura e arte. Sem eventos culturais toda uma cadeia econômica foi impactada gerando desemprego e acarretando dívidas aos empreendedores culturais.
Estava em exponencial ascensão os Comedy Clubs , os famosos clubes de comédias. São casas de shows de comédia Stand Up, forma de arte bastante popular desde os anos 40 no Estados Unidos, onde movimenta milhões de dólares em atividades culturais. A arte ganhou bastante força no Brasil nos últimos dez anos graças ao trabalho de comediantes como Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Diogo Portugal dentre outros que foram os precursores no Brasil na realização de shows de Stand UP, que logo após ganhou público com o uso da internet e uma nova geração de comediantes que lotavam teatros e clubes de comédia praticamente todos os dias da semana antes da pandemia.
Comedy Clubs são lugares agradáveis, onde o público podia ir apreciar uma boa cerveja, um bom cardápio e dar bastante risada. Combinação perfeita para o alívio de um dia estressante de trabalho. Também são ambientes onde a liberdade de expressão ainda tem grande apreço.
Diante do cenário negativo para esses estabelecimentos, que empregam profissionais da gastronomia, garçons, seguranças, técnicos de áudio e iluminação, produtores culturais e comediantes, o projeto #SalveUmComedy é uma campanha para ajudar a reerguer os Clubes de Comédia de todo o Brasil a enfrentar a triste realidade atual. Em Goiânia, participa o Guardians Comedy Club, único do segmento na capital e tinha agenda programada e confirmada de fevereiro a junho canceladas devido ao distanciamento social.
Para saber como ajudar acesse o site da campanha.