Caiado ressalta essência tropeira da cultura goiana em encontro de criadores de muares
Evento nacional segue até o dia 17 de setembro, em Brasília, e prevê exposições, competições e leilões
O vínculo histórico de Goiás com o tropeirismo e a criação de muares foi enfatizado pelo governador Ronaldo Caiado durante a abertura do 36º Encontro Nacional de Criadores de Jumento Pêga (Enapêga), realizado em Brasília na noite desta quinta-feira (14/09). “No lombo do burro é que nós abrimos nosso Goiás e mantemos essa tradição agora”, ressaltou o chefe do Executivo goiano ao enaltecer a importância da atividade.
“Nós, goianos, e também o Brasil, temos essa paixão. Vamos manter e preservar nossa história e a nossa cultura”, frisou. O evento é realizado no Parque Granja do Torto, com a presença de criadores e associados. A programação vai até o dia 17 de setembro e prevê exposições, julgamentos e leilões. “É um evento de extrema importância, onde temos aqui os melhores animais, os jumentos, mulas, burros, que vão fazer todo tipo de competição das mais variadas possíveis”, avaliou o governador de Goiás, que comemorou a vinda do evento para a região Centro-Oeste.
A atividade de criação de mulas, burros e jumentos é tradicional no estado de Goiás e tem apresentado crescimento nos últimos anos. Para impulsionar, o governador convidou os muladeiros presentes no evento para percorrer a trilha utilizada pelo ícone do tropeirismo em Goiás, Chico Mineiro, partindo das ruínas do Arraial de Ouro Fino, próximo à Cidade de Goiás, em trajeto que integra o Caminho de Cora. “Ali tem toda nossa história. Sem dúvida nenhuma, foi o primeiro caminho que teve”, lembrou ao citar a rota dos primeiros muladeiros de Goiás.
Diretor-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJpêga), Fernando Abate, demonstrou apoio ao projeto e destacou o potencial de Goiás para contribuir com o resgate das tradições dos antigos tropeiros. “Goiás vai ser um modelo para o Brasil inteiro. O muar e o jumento vêm do tropeirismo. Vamos recuperar essa trilha”, afirmou.
Fernando Abate também anunciou um circuito nacional dedicado aos criadores de jumento Pêga. “É muito importante o senhor nos abraçar, o senhor que é um muladeiro de tradição e é um criador também”, enalteceu. Um dos pontos altos da programação do Enapêga serão os concursos para escolha de animais de destaque em diversas categorias, com base na idade e porte, entre outros requisitos.
Raça
A raça de jumento pêga foi desenvolvida em Minas Gerais e hoje está difundida por todo território nacional. Os animais são estritamente marchadores e possuem grande valor na produção de híbridos (muares), com o cruzamento com éguas de diversas raças, gerando animais com capacidade para trabalhos diversos.
Fotos: Júnior Guimarães
Foto : Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás