Com o dólar quebrando recordes, valendo cada dia mais, viajar para fora do país está mais caro e complicado. Aqueles que vão a trabalho ou estão desejando um passeio turístico acabam precisando economizar ou encontrar formas de ganhar um dinheiro extra.
Uma possibilidade de compensar algumas despesas é a Grabr , plataforma de compartilhamento de bagagem. O aplicativo transformou a tradição de trazer produtos para parentes ou conhecidos em uma possibilidade de gerar um lucro. Ano passado, os viajantes do aplicativo ganharam US﹩ 1,8 milhão, uma média de US﹩ 200 por entrega.
De acordo com Ivan de Castro, gerente de Marketing da Grabr no Brasil, diversas pessoas aproveitam a oportunidade quando estão no exterior para também comprar produtos pelo aplicativo.
“Muitos executivos, que estão sempre viajando para fora por conta do trabalho, acabam usando a plataforma para conseguir um dinheiro extra nesses deslocamentos que já iriam fazer inevitavelmente. Outro exemplo são viagens turísticas. As pessoas que vão passear aproveitam o aplicativo para trazer objetos e gerar uma renda, diminuindo assim os gastos do passeio”, explica Castro.
A quantidade de pedidos também impressiona: em 2019 os usuários adquiriram mais de quatro mil malas cheias de produtos. “Percebemos que as pessoas estão trazendo cada vez mais produtos menores, não necessariamente eletrônicos, mas roupas, maquiagem, fones de ouvido e brinquedos, por exemplo”, conclui Castro.
Por meio do computador ou do smartphone (Android ou iOS ), o consumidor se cadastra, coloca seu pedido e a cidade onde mora. Enquanto isso, o viajante visualiza todos os pedidos no trecho que irá percorrer e faz uma oferta, colocando informações como dia de chegada, seu histórico de entregas e qual a recompensa pedida pelo serviço. Com isso, é colocado uma taxa para fazer a compra e entrega que fica ao critério de quem viaja, podendo chegar até 15% do valor total da peça.