Depois de passarem quase 30 dias em Cuba e compartilharem o conhecimento com bailarinos da capital, Marcus Vinícius Nascimento e Leidy Escobar apresentam e dirigem, nesta sexta (17) e sábado (18), o espetáculo “Sobre Aquilo que fica”. As apresentações serão realizadas no Espaço Sonhus, no Centro de Goiânia.
Leidy e Marcus passaram o mês de julho em Cuba, junto com os alunos Caroline Escobar e Danielly Marques. Todos eles fazem parte do projeto Ballet Cubano a caminho de Cuba, beneficiado pela Lei Goyazes, da Prefeitura Municipal de Goiânia e participaram de um curso no Pro Danza, de Cuba. Nesta primeira quinzena de agosto eles repassaram o conhecimento adquirido a bailarinos goianos. O resultado do curso é o espetáculo que será apresentado.
Leidy é cubana, bailarina e maitre com mais de 50 anos mostra a boa forma e é dona de um currículo invejável. Foi primeira bailarina do Ballet de Cuba e já dançou grandes ballets como Giselle e o Lago dos Cisnes. Em Goiânia tem uma companhia de dança que leva o próprio nome e das integrantes foram Caroline e Danielly. Marcus, também coreógrafo e bailarino, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduado em Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade de Dança Angel Vianna do Rio de Janeiro (RJ).
Currículos dos professores
Influenciada pela bailarina também cubana Alicia Alonso, a maitre Leydi Escobar foi a primeira solista ballet de Camaguey, (1989-1991), dirigida pelo maestro Fernando Alonso. A maitre também foi primeira bailarina da Companhia do Centro Pro Danza, (1992-1999) dirigida pela grand maitre Laura Alonso e primeira bailarina convidada do Ballet Nacional de Cuba.
Ela começou a sua carreira profissional na segunda Companhia de Balé de Cuba, “Bale de Camagüey”, com seu diretor geral e artístico mestre Fernando Alonso. Alcançando a categoria de primeira solista em 1989 sendo consagrada no ano de 1990 onde participou de turnês internacionais em países como Grécia, Chipre e Brasil. No ano de 1991 representa seu país no concurso internacional de ballet clássico em Helsinki – Finlândia sob orientação do maitre Ivan Alonso onde foi laureada.
No currículo, como solista estão ballets como: Grand Pas de Paquita; Lago dos cisnes; Giselle; Coppélia; Don quixote; La fille mal gardée; Dom Juan; Ofélia, entre inúmeros outros.
Marcus Vicícius Nascimento é graduado em Educação Física pela UFG e pós-graduado em Sistema Laban/Bartenieff – Faculdade Angel Vianna-RJ. Técnico em dança contemporânea – CEP em Artes Basileu França, técnico em coreografia e participou do projeto Núcleo Coreográfico – SESI/UFG. Atuou como bailarino e coreógrafo em diferentes companhias da região Centro-Oeste do país entre as companhias se destacam o Grupo Quasar Jovem, do Dançarte Cia de Dança, Cia Basileu França e da Cia de Ballet Clássico Leidy Escobar. Participou de vários festivais nacionais e internacionais com destaque para o IT`s Festival em Amsterdan, Holanda – 2013.