A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) apresentou, nesta terça-feira (10/03), para a equipe da área internacional de Goiás, o Plano de Ação 2020-2023 de serviços e produtos.
A proposta da Apex é auxiliar o Estado em possíveis parcerias, buscando a promoção de exportações, internacionalização de empresas locais e atração de investimentos estrangeiros.
A reunião foi comandada pelo vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, e contou com as participações dos secretários Wilder Morais (Indústria e Comércio), Adriano Rocha Lima (Desenvolvimento e Inovação), Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Agricultura), Giordano Souza (Assessor Especial de Assuntos Internacionais de Goiás) e outros gestores do Estado. A equipe da Apex Brasil foi representada pelo General Gerson Menandro, gerente de Relações Institucionais e Governamentais.
Segundo o vice-governador Lincoln Tejota, sob o comando do governador Ronaldo Caiado, Goiás passou a apresentar os melhores números na área de segurança, avançou na regionalização da saúde, em medidas para a retomada da capacidade de investimentos. “Temos planejada uma plataforma multimodal e de logística com a ferrovia norte-sul, o aeroporto de cargas de Anápolis e brevemente, a internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva. O nosso objetivo é fazer com que Goiás se torne um hub para exportação. Estamos nos preparando para ocupar um lugar de destaque no mundo, não só por meio do agronegócio, mas também no setor industrial. E com a vinda da Apex vamos fomentar e fortalecer as relações bilaterais e do comércio exterior”, afirmou Tejota.
O Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Apex Brasil, General Gerson Menandro, ressaltou que agência busca dar apoio às pequenas e médias empresas, auxiliando no crescimento de empresas goianas que trabalham com exportação de seus produtos, além de atrair investimentos estrangeiros para o Estado. “A Apex tem muitas oportunidades para que micro e pequenos empresários se qualifiquem e se lancem ao mercado externo, assim como as empresas maiores. Então, vamos lançar o Programa de Qualificação de Exportadores (PEX) em Goiás que passará a contar com um escritório, tendo mais facilidades para promover os produtos goianos e serviços no exterior”, conclui o general.
Apex Brasil
É uma entidade de direto privado e atua em 19 estados do país. Possui 3 escritórios no Brasil, contando com o Distrito Federal e outros 9 no exterior, além de funcionar em mais de 220 embaixadas no mundo. Entre as ações integradas, estão incentivar empresas à participação em feiras internacionais, estudos de oportunidades de mercado e missões comerciais.
A participação de Goiás na Expo Dubai 2020, que será realizada de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, também foi debatida. A feira terá um pavilhão brasileiro onde os produtos goianos poderão ser exibidos, fomentando o interesse de investidores internacionais e visitantes.