AgronegócioEconomiaNotícias

Apesar de queda no PIB, Goiás mostra a força do Agro no primeiro trimestre de 2019

Foram divulgados  os números do fechamento  PIB para o primeiro trimestre de  2019. Mais uma vez o agronegócio teve importância crucial para que os números que compõem o Produto Interno Bruto, não despenquem no ano de 2019. Houve queda  se comparado com o mesmo período em 2018, porém ao analisar as informações disponibilizadas Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Goiás ficou bem colocado em várias atividades que movem o agronegócio goiano.

Segundo os números do MAPA  Goiás se posiciona em destaque em 6° lugar no ranking geral dos Estados da federação no índice de Valores  Bruto da Produção, que corresponde ao faturamento bruto dentro da propriedade rural,  chegando ao valor de mais de 45 trilhões de reais.

No quesito produção de grãos Goiás em 2019 foi o 4º  Estado em maior produção, atingindo o número de 22,4 milhões de toneladas.  A exportação mais uma vez teve como maior destino a China, porém o Vietnã e a Turkia foram também grandes demandantes do grão brasileiro.

Com a divulgação dos números do agronegócio brasileiro coincidindo com a visita oficial de comitiva do Governo do Estado à China e liderado pelo Vice – Governador,  podendo resultar em maior exportação de carne bovina no qual Goiás é o 2º maior produtor do país.

O agronegócio brasileiro mais uma vez  fez o papel do fiel da balança no fechamento do primeiro trimestre do PIB brasileiro com a grande colaboração dos produtores do estado de  Goiás.  Para o Brasil continuar a crescer as reformas se fazem necessárias, além da previdenciária, a reforma tributária incentivando reduções de impostos na cadeia produtiva agrícola ajudando a diminuir os custos de produção, aliado a abertura de mercado trazendo a competição pela demanda por mais  inovações tecnológicas pro setor, ajudará a trazer cada vez mais bons resultados e prosperidade ao nosso estado, que basicamente é movido pelo suor dos produtores rurais e dos trabalhadores que esses empregam, ajudando a manter Goiás no caminho do crescimento.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics