O 60º Governo Junto de Você (GJV), realizado em Novo Gama, foi recordista de atendimentos entre todas as edições do programa. No município, localizado no Entorno de Brasília, foram contabilizados 89.242 procedimentos, entre os dias 9 e 12 de novembro. Somadas às edições anteriores, já são 3.961.396 atendimentos realizados por órgãos do governo de Goiás e por instituições parceiras.
Um dos serviços mais procurados pela população em Novo Gama foi o atendimento oftalmológico, prestado pela parceira Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Por meio destes atendimentos, as pessoas realizaram exames gratuitos e, caso diagnosticada alguma patologia, são encaminhadas para cirurgia, como a de catarata, por exemplo. Para os cidadãos em que eram constatados problemas como miopia ou astigmatismo, o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Governo, fornece os óculos de maneira gratuita.Após ser examinada pelos médicos do Fubog, Luciana Marçal parabenizou a iniciativa do governo do Estado. “Acho que deveria ter o evento mais vezes”, pediu, ao dizer estar “feliz” por saber que receberá os óculos.
Parceira do GJV, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou em Novo Gama dezenas de doações de enxovais e também cadastros para doações de cadeiras de rodas, andadores e muletas. De acordo com as atendentes, a maioria daqueles que procuraram o estande da OVG eram pessoas carentes. “A doação é muito importante, porque a população necessita muito e é muito difícil termos acesso a esses benefícios. Levanta a nossa auto-estima”, pontuou Daniela da Silva, grávida, que receberá um kit da OVG com enxoval para o pequeno Levi. “Essa doação ajuda muito, já que tem muitas grávidas carentes aqui”, enfatizou Juliana de Oliveira que, além de buscar o kit enxoval da Mariana, aproveitou a oportunidade para emitir a 2ª via da carteira de identidade.
A merendeira Rosimeire Batista de Souza, da Escola Céu Azul, de Valparaíso, participou do curso com as profissionais da cozinha de escolas públicas oferecido pela Secretaria da Educação. Ela afirmou ter gostado “bastante” do que foi ensinado. “É muito importante, principalmente para quem trabalha com adolescentes e pessoas mais velhas, porque são muito curiosos e fazem muitas perguntas a respeito do lanche”, contou.
Cultura no GJV
Além dos vários serviços oferecidos, várias apresentações culturais foram realizadas durante todo o dia no palco principal. Para o subtenente Ariel, da Polícia Militar, o incentivo à cultura deveria acontecer com mais frequência na cidade. “As pessoas vão vendo e se envolvendo com as apresentações, se esquecendo das drogas e do álcool que lhes são oferecidos lá fora”, ponderou.
É a terceira vez que o GJV assiste à população de Novo Gama. A 61ª edição será em Trindade entre os dias 23 e 26 de novembro, ocasião em que serão realizados 174 casamentos comunitários.