Prefeitura de Goiânia inicia revitalização ornamental em praças e canteiros da cidade
Projeto é desenvolvido com mudas ornamentais produzidas nos quatro viveiros da Comurg, e contempla pontos de grande circulação de pessoas e veículos. Maior intervenção ocorre na Praça do Ratinho, no cruzamento das avenidas D e 85
A Prefeitura de Goiânia iniciou a revitalização de jardins presentes em cinco pontos de grande circulação da cidade. O objetivo é resgatar colorido desses espaços com plantas ornamentais, fazer a manutenção e o replantio de grama, além de serviços de infraestrutura, como troca dos meios-fios que formam os canteiros.
A maior intervenção ocorre na Praça do Ratinho, no cruzamento das avenidas D e 85, degradada por ações do tempo e uso. No local, serão trocados os tijolos e haverá plantio da grama da espécie amendoim, considerada planta ornamental.
O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, lembra que é responsabilidade da empresa cuidar dos canteiros e praças de Goiânia, “e o trabalho é feito rotineiramente com muito critério, principalmente sobre a periodicidade e escolha das espécies”. “Temos, nessa lista, locais que sofrem com grande impacto de circulação de pessoas e veículos. Eles estão sempre sob os olhares atentos e mãos cuidadosas das nossas equipes de jardinagem”, diz, ao lembrar da importância dos canteiros para embelezamento da cidade, assim como as grandes praças ou parques.
As mudas utilizadas nesses espaços são margaridas brancas, amarelas e angelônias, todas produzidas nos quatro viveiros da Comurg. O trabalho começa com o despraguejamento, tratamento do solo, adubação, manutenção dos meios-fios feitos de bloquetes e plantio das mudas. Em poucos dias, começam a florir e a deixar a paisagem mais bonita.
Nesta primeira etapa, serão contemplados os canteiros das avenidas D com a Mutirão, no Setor Oeste, na 85 com a Mutirão, no Setor Marista, na T-8 com a T-2, no Setor Bueno, além da Praça Dom Prudêncio, no Setor Coimbra e Praça do Ratinho, no Setor Oeste.
Fotos: Rafael Messias
Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia