Política

DPE-GO ministra capacitação para servidores que trabalham no atendimento aos assistidos

A primeira etapa da capacitação dos servidores do Vapt Vupt da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) teve início esta semana, dividida em dois ciclos: Capacitação no Atendimento e Capacitação no Peticionamento, com aulas práticas e teóricas. A capacitação, ministrada por defensores públicos, tem duração de duas semanas, com término previsto para o dia 23 de setembro. O treinamento, definido pelo defensor público-geral Cleomar Rizzo Esselin Filho, sob a supervisão da Superintendência das Defensorias Especializadas, tem como foco o atendimento ao público. Na primeira semana 20 servidores serão capacitados, e outros 12 profissionais na segunda semana.

O atendimento inicial ao assistido, feito no Vapt Vupt da Defensoria Pública de Goiás, foi avaliado antes do início do curso para que fossem definidas novas ferramentas que visam refinar a conduta do atendente, “desde a recepção dos documentos ao diagnóstico preciso da demanda”, explica a defensora pública Lucianna Fernanda de Castro Barbosa, que faz parte da equipe que está ministrando o treinamento. O objetivo é, ao término do primeiro ciclo de capacitação, definir cursos mais específicos, com foco no refinamento do atendimento inicial.

O defensor público Paulo César de Oliveira Rocha, que também integra a equipe responsável pela capacitação, disse que o principal objetivo é “identificar as falhas, corrigi-las e aprimorar os serviços prestados à comunidade”. Para ele, é de fundamental importância “incluir novas medidas na rotina de trabalho do Vapt Vupt da Defensoria Pública, evitando o retrabalho, o retorno do assistido por falha no atendimento para que a etapa inicial e o peticionamento possam ser uniformizados”.

Para a coordenadora do Vapt Vupt da Defensoria Pública, Lilian Suellen de Freitas Silva, “o curso é bom para as duas partes porque o defensor público acompanha de perto o dia a dia do servidor que trabalha no atendimento inicial. Com isso, ele pode aprimorar o seu trabalho, principalmente em relação aos conhecimentos jurídicos. Quanto mais capacitação, melhor para o atendente do Vapt Vupt e melhor para os nossos assistidos”. A capacitação consiste também em preparar o servidor para que além do atendimento inicial, ele faça também o peticionamento. O objetivo é poupar o tempo do assistido e dar agilidade à sua demanda.

 

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