DestaquesTradições culturais

Cine Goiás Itinerante marca presença em Flores de Goiás e Colinas do Sul nesta semana

Projeto da Secult, Cine Goiás Itinerante exibe filmes com temática ambiental em sessões gratuitas no interior do estado

Cine Goiás Itinerante marca presença em Flores de Goiás e Colinas do Sul nesta semana

Projeto da Secult leva sessões gratuitas de cinema a cidades do interior do estado. Filmes exibidos têm temática ambiental, apresentações começam nesta segunda-feira (10/07)

O projeto Cine Goiás Itinerante, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chega a Flores de Goiás e Colinas no Sul nesta semana. Em Flores de Goiás, as exibições acontecem entre 10 e 12 de julho. As sessões gratuitas de cinema serão realizadas no auditório da Câmara de Vereadores, na praça principal da cidade e nas praças de bairros.

Os horários serão divididos em três turnos: matutino, das 8h às 11h, vespertino, das 13h às 16h, e noturno, das 19h às 21h. Os filmes escolhidos são de temáticas ambientais, tais como: Meninos Verdes, A chegada de Aninha e Água me poupe. Na sequência, a trupe do Cine Itinerante chega a Colinas do Sul, a 395 km de Goiânia, de 12 a 15 de julho, dentro da programação das festividades da Caçada da Rainha.

Caçada da Rainha
A Caçada da Rainha acontece há meio século reunindo religiosidade e importantes fatos da história do Brasil. A origem da celebração resultou do medo que a Princesa Isabel teve de desagradar o pai, Pedro II, depois de assinar a Lei Áurea, libertando os escravos. Assim que soube que o imperador estava vindo de Portugal para o Brasil, a princesa reuniu sua comitiva e se escondeu na mata. Quando soube que a filha havia fugido, Pedro II preparou outra comitiva para procurar Isabel. Ao saberem da notícia, os escravos fizeram uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa.

Cine Itinerante
O Cine Goiás Itinerante tem levado, mensalmente, entretenimento por meio do cinema para alunos das redes municipais e estadual de ensino do interior e para a população mais vulnerável. Além da exibição de filmes, o projeto também oferece oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente.

No programa são exibidos filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios. Gestores municipais que tenham interesse em realizar a exibição de filmes em suas cidades devem enviar ofício para o e-mail cineculturaitinerante@gmail.com.

Fotos: Secult

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

 

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics