Nos seis primeiros meses do ano, a corporação realizou mais de 76 mil atendimentos, com rigor na transparência e com honestidade no uso dos recursos públicos.
“A sociedade confia nesta honrosa instituição que não se furta ao compromisso de salvar e proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente”, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota, em solenidade comemorativa do Dia Nacional do Bombeiro, na terça-feira (2). A cerimônia também foi marcada pela promoção de 93 oficiais e 347 praças da corporação. “Essa é a maior promoção já realizada dentro do Corpo de Bombeiros de Goiás”, destacou o vice-governador, que representou o governador Ronaldo Caiado na ocasião.
No evento, Lincoln Tejota fez a entrega de uma honraria destinada aos bombeiros militares que se destacaram em suas atividades, a Medalha do Mérito Profissional. “Esses profissionais merecem todo o prestígio e respeito por parte da sociedade e do governo de Goiás”, assinalou o vice-governador. “O Corpo de Bombeiros age com inteligência e garra, por isso os resultados alcançados são bastante positivos”, emendou.
Nos seis primeiros meses deste ano, o CBMGO realizou 3.840 combates a incêndios, 8.576 ações de busca e salvamento e 40.767 atendimentos de resgate pré-hospitalar. Ao todo, os bombeiros goianos realizaram mais de 76 mil atendimentos à população do Estado. Tudo isso com rigor nos critérios de transparência e com honestidade no uso dos recursos públicos.
Credibilidade
Lincoln agradeceu aos homens e mulheres que dedicam suas vidas ao ofício de salvar vidas, e ressaltou a importância de investimentos do governo estadual para o fortalecimento da instituição. Entre outras ações, Tejota citou a implementação dos serviços de motorresgate (Garra) e aeromédico, novas viaturas, além de recursos destinados a obras de reformas de quartéis e aquisição de novos equipamentos. Outro investimento comemorado por Tejota foi a adoção de drones com flutuadores. O uso do equipamento que ajuda a salvar vidas ganhou repercussão nacional.
“O Corpo de Bombeiros é uma instituição detentora da credibilidade e do reconhecimento de todos os brasileiros e representa a excelência em servir no Estado, assim como as forças policiais”, assinalou Lincoln. Segundo o vice-governador, o governo trabalha para enxugar a máquina, deixando o Estado ‘redondo’. “Mas vocês do Corpo de Bombeiros estão dando a vida por todos nós”, enfatizou.
O comandante geral do CBMGO, coronel Dewislon Adelino Mateus, destacou, em sua fala, que o sentimento de lealdade, competência, solidariedade e amor ao próximo move os bombeiros. Ele também agradeceu ao governo estadual pelos investimentos e parcerias com outros órgãos “que possibilitaram o fortalecimento da instituição e entrega de resultados”. De acordo com o comandante, a promoção é o reconhecimento dos oficiais e praças que trabalham com dedicação. “É o prêmio aos bons profissionais que acreditam na importância da nossa missão: vidas alheias, riquezas a salvar”, disse.
Homenagens
Durante a solenidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás entregou a Medalha Dom Pedro II, a maior honraria da corporação, regulamentada pelo Decreto nº 6.898, de 27 de abril de 2009. Um dos homenageados foi o chefe de Gabinete da Vice-Governadoria, Flávio Inácio da Silva, que recebeu a condecoração no grau Grande-Oficial. “Para a Vice-Governadoria é uma honra ter um representante entre os agraciados”, disse Lincoln, que também já recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II quando era deputado estadual.
A Ordem do Mérito Dom Pedro II, destinada a agraciar as instituições, autoridades, jornalistas e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços à corporação, reverencia o patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Para oficializar a importância da profissão, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das corporações.
“Temos investido em equipamentos, que são fundamentais, porém, mais importante ainda são as pessoas que operam esses equipamentos. Hoje contamos com 42 unidades espalhadas pelo interior, e esse número irá crescer”, arrematou Tejota. A homenagem foi endossada pelo secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda: “Vamos registrar, nos próximos três anos e meio, uma nova história para a população do estado de Goiás”.
Participaram, ainda, do evento, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; o comandante-geral do CBMGO, coronel Dewislon Adelino Mateus; secretários de Estado; representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades civis e militares.