Lazer

Em reabertura festiva, Iris anuncia Mutirama com brinquedos de graça

“Estou aqui para dizer que, de agora em diante, o Mutirama não vai mais cobrar ingresso de ninguém”, anunciou o prefeito Iris Rezende, na manhã deste sábado (29/06), diante do grande público composto principalmente por crianças que lotou as dependências do parque durante a reinauguração marcada por muita cor, música, artes circenses e alegria. “Hoje me sinto realizado”, afirma.  “A reabertura é um complemento de meus ideias e de meus sentimentos”, disse, fortemente emocionado.

O prefeito citou o momento histórico, nos últimos meses de 1969, quando a ditadura militar cassou o seu mandato, há uma semana da abertura do Mutirama. “Se não tive oportunidade de inaugurar o parque, hoje tenho condições de entregá-lo reformado, bonito e seguro”, disse. “Aqui, as crianças vão realmente viver a parte mais importante de suas vidas”, destaca.

O engenheiro Wilson Honorato Rodrigues, que comandou pessoalmente os operários durante o processo de construção, foi pela primeira vez ao Mutirama após quase 50 anos. Em protesto aos acontecimentos políticos que antecederam a inauguração, ele decidiu jamais ir ao parque. Com a correção histórica simbolizada pela reabertura, esteve presente, ao lado de duas filhas do arquiteto Eurico Godoi, que morreu em 1993, braço direito da primeira gestão de Iris e a quem coube a missão de fazer o projeto do espaço de lazer. Todos foram homenageados pelo prefeito.

“Me restavam, ainda, três, quatro meses de mandato quando suspenderam meus direitos políticos”, relata Iris durante entrevista coletiva. “Inauguraram, posteriormente o Mutirama. Estabeleceram ingresso. Eu refleti: como, se nós construímos um parque desta natureza para dar oportunidades de lazer a todas as crianças, especialmente aquelas cujos pais têm poder aquisitivo menor?”, indaga. “Como cobrar ingressos, se o espaço foi construído, sobretudo, para atender aos que não têm condições de frequentar clubes?”, reforça. “Então, decidimos o que eu faria se tivesse a oportunidade de inaugurá-lo, há 50 anos. De hoje em diante não haverá mais ingresso para frequentar o parque”, acentua.

Sobre a segurança no Mutirama, que reabriu com 18 brinquedos submetidos a rígido processo de manutenção, Iris lembra que, em quase meio século, o parque só registrou um acidente. “E nós, imediatamente, naquele dia (26 de julho de 2017), em 20 minutos estávamos aqui. Determinei que fechassem o parque até que se inspecionasse tudo. E isso foi feito”, afirma. Ele observa, também, que o governador Ronaldo Caiado tomará as providências para aumentar o efetivo da Polícia Militar nas dependências, ao lado da Guarda Civil Metropolitana (GCM). “Mesmo os malfeitores, eles respeitam um ambiente como esse, onde as crianças se alegram, onde as crianças se realizam”, conclui o prefeito.

O prefeito Iris Rezende na reabertura do Mutirama: “Se não tive oportunidade de inaugurar o parque, hoje tenho condições de entregá-lo reformado, bonito e seguro”

Festa

Uma grande festa foi organizada pela agência municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), responsável pela gestão do Mutirama, com atrações lúdicas, contadores de histórias, palhaços e apresentação musicais. A Orquestra Jovem Joaquim Jayme, a banda da Guarda Municipal, o grupo musical do Centro Livre de Artes e o circo Perna de Pau foram algumas das atrações. “Cuidamos de todos os detalhes para construir um belo evento. Recebemos as crianças num parque limpo, organizado e seguro”, afirma o presidente da Agetul, Urias Júnior.

Iris acionou o primeiro brinquedo, o carrossel, um dos mais representativos do parque. Em seguida, ao lado da filha Ana Paula, familiares, crianças, secretários e vereadores, o prefeito deu uma volta no trenzinho, outra atração especial. Artistas fantasiados de personagens infantis alegram os presentes desde a entrada do parque até o espaço destinado a apresentações. Balões em verde e amarelo coloriram o céu.

O presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, lembra que o Mutirama “é parte da cidade e da história”. Segundo ele, ao reinaugurar o parque, o prefeito Iris Rezende “enche de orgulho todos os goianienses”. Neste final de semana, o parque fica aberto das 9h às 17h30. Na segunda-feira (1º/07) fecha para manutenção e limpeza. De terça-feira (02/06) a sexta-feira (05/06), funciona das 10h às 17h. A partir daí, volta ao horário normal, ou seja, das 9h às 18h

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics